Dicas de etiqueta no trabalho

Quando se fala em ambiente de trabalho, precisamos tomar alguns cuidados em relação ao nosso comportamento e atitudes. Listamos aqui, algumas dicas que podem lhe ajudar no dia a dia em seu trabalho.

Respeito

“A regra de ouro é tratar o outro como gostaria de ser tratado”. Ou seja, não faça nunca para o outro o que não quer que seja feito para você. E isso vale para todo os níveis de interação: vertical para cima ( relação com chefes), horizontal ( relação com pares) e vertical para baixo (com seus subordinados).
Olhar nos olhos de uma pessoa enquanto ela fala com você, em vez de continuar mexendo no celular, é também um sinal de respeito. Hoje em dia, com tantas tecnologias, parar para prestar atenção quando falam com você ,é também um regra de etiqueta.

Privacidade

Você provavelmente passa mais tempo do dia com o pessoal do escritório do que com seus familiares e amigos. Mas isso não dá o direito de invadir a privacidade deles.
Espere a iniciativa do colega de contar algo pessoal, não force nenhuma situação e evite fazer perguntas invasivas. Ao notar que algo não vai bem, coloque-se à disposiçao para conversar, se quiser, mas sempre espere a outra pessoa tomar a iniciativa. Tudo vai depender do tipo de relacionamento que há entre os colegas. Quanto maior o grau de intimidade, maior abertura para entrar em determinados assuntos.
Uma pessoa que invada a privacidade de outra no ambiente de trabalho pode ser vista como indelicada, inconveniente, e pode ser preterida em uma promoção.

Cuidado com apelidos

Alguns podem considerar esta regra um pouco radical, mas não á recomendável criar apelidos para as pessoas. Apelido ou a pessoa se dá, ou ninguém dá, lembrando que bullying corporativo existe e é, sim, uma grande preocupação nas empresas.

Atenção às brincadeiras

É claro que ninguém deseja trabalhar em um ambiente de atmosfera pesada, mas há um limite para o uso do humor durante o expediente.
Piadas obscenas e palavrões podem fazer com que pessoas se sintam agredidas, diz ela. Lembre-se da diversidade que há em um escritório, em que pessoas de diferentes formações culturais e crenças convivem. O ambiente de trabalho deve ser alegre e descontraído, mas não se pode perder o limite.

Fonte: http://exame.abril.com.br/